22 Nov Obras Sociais Viseu & Together International Portugal
As Obras Sociais de Viseu e a Together International Portugal celebraram um acordo de parceria que visa potenciar o trabalho das duas entidades na comunidade.
A Together International trabalha em 10 países, onde conseguiu mobilizar um número crescente de cidadãos, de diferentes origens e diferentes partes do mundo.
Portugal é o 11o país escolhido para iniciar uma nova organização que visa combater injustiças sociais e ajudar a diminuir a crise humanitária internacional, agravada pela Covid-19, ficando sediada em Viseu.
As Obras Sociais desenvolvem ações de apoio às famílias – creche, pré-escolar, CATL – Centro Apoio Alzheimer Viseu, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, Contratos Locais de Desenvolvimento Social.
Os dirigentes das duas organizações reuniram-se e delinearam uma estratégia de atuação conjunta, em várias dimensões, baseada na articulação e complementaridade das competências técnicas da área da saúde e da área social.
Com alguns projetos em “laboratório” para implementar no concelho de Viseu, as entidades decidiram dar início à parceria com o projeto “Vacinar Viseu”
A vacinação deve ser feita durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.
Este ano (época gripal 2020/2021), e em contexto de pandemia COVID-19, existem duas fases de vacinação:
1ª fase, a partir de 28 de setembro, destina-se à vacinação de:
Residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais;
Doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados;
Profissionais do Serviço Nacional de Saúde;
Grávidas.
2ª fase, a partir de 19 de outubro:
Integrará os restantes grupos alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com 65 anos ou mais.
O projeto visa facilitar o acesso, a prescrição e a toma da vacina contra a gripe e, simultaneamente, mitigar o risco de contágio da COVID-19.
Para alcançar os objetivos delineados, os promotores da iniciativa convocam Entidades e Voluntários (Juntas de freguesia, Farmácias, Associações, Médicos, Enfermeiros…) que apoiem a iniciativa.