05 Fev Quando estamos no caminho certo, o Universo alinha-se a nosso favor
Lembro-me perfeitamente do dia em que me inscrevi no Miss Viseu 2019. Já tinha passado o prazo de inscrição quando vi o anúncio. Tinha 27 anos, estava no limite de idade para participar e pensei que aquela seria a única e a última oportunidade da minha vida.
Sempre fui muito diplomática. Detesto injustiça, desigualdade e desrespeito pelos animais e natureza. Estes concursos são muito influenciadores para a sociedade. A maioria das jovens anseia ser como uma miss e o facto de podermos ter uma voz ativa e, não só uma imagem, dá-nos a possibilidade de incentivar outras mulheres. Temos oportunidade de incentivar pessoas a mudar atitudes e a serem cidadãos melhores.
Fui selecionada para o concurso e no dia 15 de junho de 2019 estava a viver um sonho! Fiz a minha preparação física e emocional sozinha. O caminho foi árduo, mas nunca desisti! Nenhuma lágrima foi em vão. Não é só uma faixa que nos dá a vitória… Ao longo deste percurso conheci pessoas incríveis, superei os meus próprios medos, ganhei mais auto-estima e auto-confiança.
O ano de 2020 foi repleto de grandes mudanças na minha vida pessoal. Quando soube que surgiu uma nova categoria no concurso (Mrs Viseu) tive vontade de voltar a participar, mas não me sentia emocionalmente preparada. Além disso, não queria voltar ao lugar onde tinha sido tão feliz. Era como se o Miss Viseu fosse aquele primeiro amor perfeito do qual não queremos perder as memórias. Optei por não me inscrever, mesmo depois de muita gente insistir para o fazer.
Acredito que nada acontece por acaso… Em novembro a vencedora do Mrs Viseu 2020 renunciou o seu título deixando o seu lugar à disposição.
Quando recebi o convite por parte da organização do evento para ser a nova Mrs Viseu fiquei surpreendida, mas também orgulhosa por perceber que o meu percurso e o meu esforço foram reconhecidos. Apesar de saber a grande responsabilidade que tinha em mãos, decidi aceitar! Vou dar o meu melhor para honrar a coroa e representar da melhor maneira a nossa cidade.
Por fim, quero agradecer à minha mãe que é a mulher mais corajosa, lutadora e inspiradora que conheço. Aos meus amigos que me incentivam sempre a nunca desistir dos meus sonhos. À Catarina Narciso, Miss Viseu 2019 e Mrs Portugal, pelo apoio na tomada desta decisão e pela empatia que criámos desde o primeiro concurso.
E, por último, um agradecimento especial ao Nuno Peixoto, pela confiança que depositou em mim e por insistir sempre para eu nunca desistir dos meus sonhos e deste percurso.
Rita Almeida