06 Mai Os nossos fiéis amigos
Haverá no mundo amor como aquele que nos dedicam os cães? Haverá alguém mais dedicado, afectivo, honesto e fiel?
Esses miúdos de quatro patas, com mais ou menos pêlo, de todas as cores e tamanhos, são, como se diz há décadas, os nossos melhores amigos. Só dirá o contrário quem nunca teve o privilégio de viver na companhia de um.
O amor que liga um cão ao seu tutor tem uma explicação química, esse amor cheio de cumplicidade, empatia e confiança faz desta uma dupla feliz.
Todas as crianças deveriam ter a oportunidade de crescer ao lado de um cão, conviver com este animal maravilhoso. Certamente viveriam mais felizes e tornar-se-iam adultos melhores.
Este quadrúpede ama-nos incondicionalmente, dedica-nos a sua existência vivendo em nossa função, acariciando-nos quando estamos tristes, partilhando a nossa alegria fazendo desta a sua.
Um cão pode nos ensinar tanto!
O cão é um ser superior, não tem maldade nem todos os defeitos de uma alma impura como é a humana.
Mas nem todos pensam assim, infelizmente, todos os anos, são abandonados e mal-tratados milhares de cães. Animais que não passam de brinquedos nas mãos de deter- minadas pessoas e que são descartados como se de objectos se tratassem.
Os cães são seres sencientes, sentem fome, frio, dor. Se por um momento essas pessoas se colocassem na pele deles… se por um momento sofressem como eles o desespero de serem deixados na berma da estrada, pensando já não serem merecedores da amizade, votados à fome e a todos os perigos dos quais não se podem defender. Esperando por dias, meses e até anos, que voltem para os vir buscar ou que uma mão amiga os salve.
É por isso que cada um de nós pode e deve fazer, por pouco que seja, o que estiver ao seu alcance para, de alguma forma, ajudar estes animais que tanto dependem de nós. Um prato de comida, um curativo, um carinho. Mas o que estes amigos necessitam de verdade é um tecto, um lar onde poderão renascer e ser felizes.
Quem já resgatou um animal de rua conhece o olhar de gratidão e amor eterno.
Susana Andrade
NÃO COMPRE, ADOPTE!
VIDAS NÃO SE COMERCIALIZAM!
POR CADA ANIMAL COMPRADO UM MORRE NUM CANIL, NUMA ASSOCIA- ÇÃO OU NA RUA!
NÃO ALIMENTE ESTE MERCADO!