22 Ago Golfe e Footgolf uma conjugação feliz
Uma nova modalidade no Montebelo Golfe em Viseu
Bruno Melo, em conjunto com a Administração do Grupo Visabeira, abriram em Outubro de 2020 um campo para Footgolf, modalidade em grande expansão em Portugal e no mundo inteiro. A Federação Portuguesa visitou o campo em Agosto de 2020 e logo ficaram deslumbrados com o que poderia ser feito em Viseu.
O caminho foi naturalmente feito e o Montebelo Golfe já recebeu 2 etapas Nacionais do Circuito Footgolf Claw e tem previsto para os dias 16 e 17 de Outubro de 2021 receber a Taça de Portugal de Footgolf.
Bruno Luís Cardoso de Melo decidiu aceitar o desafio de trabalhar no Montebelo golfe, em Viseu, em 2002. Regressado da Holanda, onde estudara Marketing, Comércio e Comunicação, o Bruno, natural de Farminhão, ambicionava encontrar um trabalho que lhe permitisse continuar os estudos em Economia e aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos na sua experiência europeia. O facto de ser um poliglota, dominando cinco línguas, foi factor decisivo na sua contratação para um dos grupos económicos mais sólidos do país – o grupo Visabeira.
Teria cabimento um campo de montanha, fora das rotas turísticas instituídas? A resposta está plasmada nos seus 24 anos de existência, repletos de prémios internacionais e da realização de dezenas dos mais importantes torneios nacionais.
O Montebelo golfe, desenhado pelos arquitectos Mark Stilwell e Malcolm kenyon e inaugurado em Setembro de 1997, aprovei- tou a sua localização única entre as serras da Estrela e do Caramulo para conciliar a oferta das melhores condições desportivas para a prática da modalidade, com uma paisagem ímpar sobre as encostas solarengas da beira. A preocupação ambiental na preservação das espécies locais, nomeadamente dos pinheiros e dos carvalhos existentes no local, que lhe conferem uma envolvência ímpar, resultou fantástica, entregando ao campo um importante diferencial que o tornou rapidamente conhecido pelos amantes da modalidade.
Na época, o golfe ainda era visto com grande reserva pela maioria da população e estigmatizado como um desporto de “ricos”, longe da transversal popularidade que atingia na Europa e nos Estados Unidos. Ainda vinham distantes os tempos do empenho governativo na promoção da modalidade, entendida a partir de final da década passada, como um dos principais factores de atracção turística do país. Porém, o empreendedorismo visionário do grupo Visabeira, cedo percebeu a importância da afirmação da modalidade na região e em 2007 decidiu mesmo aumentar o campo de 18 para 27 buracos, alargando a oferta de percursos aos seus clientes, procurando colmatar assim, um dos problemas estruturais do Montebelo golfe: o isolamento em relação a outros campos.
Bruno Melo ingressa nos quadros da Visabeira Turismo como recepcionista do campo. A experiência holandesa e a vontade de servir o melhor possível, aguçaram-lhe a curiosidade e decidiu inscrever-se nas aulas de golfe para “aprender a bater umas bolas”. O “swing” não era mau, o desporto estimulante e o companheirismo em redor da modalidade acabaram por transformá-lo num apaixonado por um desporto que nunca sonhara praticar.
Pelo caminho, depois de diversas formações na Federação Portuguesa de golfe, colocou em prática o seu aprendizado em marketing e comunicação e apostou na divulgação internacional do campo através de viagens de promoção para os principais países europeus praticantes da modalidade, em parcerias com mais de 40 campos em Espanha e muitos outros em Portugal, na revitalização das provas da Federação, como a PGA Portugal, a Expresso/BPI golf Cup, o Torneio Tap Vitoria, o World Corporate golf Challenge e muitas outras.
Mas, os olhos de Bruno Melo ganham outro brilho quando fala do seu sonho de fazer chegar a modalidade às escolas da região e de incentivar os jovens a experimentar, como ele, a emoção da primeira tacada. O grupo Visabeira e o Clube de Golfe de Viseu têm-se empenhado na promoção do golfe na região, colocando ao dispor da comunidade o seu profissional de formação e disponibilizando-se a levar a experiência do golfe aos mais jovens.
Segundo Bruno Melo, o caminho trilhado tem sido compensador. O surgimento do Clube de golfe de Viseu, hoje com mais de 300 associados, mostra o dinamismo que o desporto ganhou na região e a importância da proximidade de um campo para a dinamização da modalidade. No entanto, muito há ainda a fazer. Uma das maiores dificuldades com que Bruno Melo se confronta, prende-se com as reservas com que as escolas ainda olham o golfe, relegando-o para um plano secundário, apesar da disponibilidade mostrada por clubes e pelos promotores locais da modalidade.
Segundo Bruno Melo, “ainda existe uma reserva, um preconceito em relação ao golfe que entrava a sua efectiva divulgação nas escolas da região”. A verdade é que muito mudou desde 97, ano em que o Montebelo Golfe trouxe o golfe para o interior. Hoje o golfe é encarado como um factor de atracção e desenvolvimento e, apesar, dos entraves de que o Bruno Melo ainda se queixa, o impacto económico da modalidade encarregar-se-á de mudar mentalidades e, à semelhança do que acontece um pouco por toda a Europa.
Também o Footgolf, acredita Bruno Melo, será uma alavanca na dinamização do desporto, da região e do próprio Montebelo Golfe no resto do país!