22 Dez UCC Viseense
Estamos aqui por si e por todos: esta MISSÃO continua!
A pandemia causada pelo vírus SAR- S-COV-2 entrou nas nossas vidas sem aviso prévio, mudando-a drasticamente! As transformações são inúmeras e passam pela política, modelos de negócios, relações sociais, cultura, relação com o espaço público, entre outras coisas.
Muitas temáticas poderiam ser abordadas no que concerne a estas alterações, mas, hoje, gostaria de abordar a minha experiência pessoal, como Enfermeira inserida na equipa da UCC Viseense, e como tal, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, ao longo destes 20 meses.
Aquando do início da pandemia, e pese embora nos primeiros meses a principal taxa de esforço tenha sido a nível dos Cuidados Hospitalares (aumento exponencial do número de internamentos em Enfermaria/Unidades de Cuidados Intensivos) os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários continuaram a desempenhar o seu papel na prestação de cuidados à população, ainda que em moldes muito diferentes, tendo em conta as Normas e Orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
O sentimento de medo era uma constante! Lidar com um vírus com altíssimas taxas de morbilidade/mortalidade era assustador! Sabíamos que, como profissionais de saúde, a prestação de cuidados com o rigor técnico-prático que os mesmos sempre exigiram, teria obrigatoriamente de ser mantido… todos regressávamos a casa no final do turno, por um lado, com o sentimento de dever cumprido, por outro, com o receio de contágio dos nossos entes queridos, que não nos permitia abraçar, beijar e mimar como até então! Conseguimos, aos poucos, desenvolver estratégias que nos foram permitindo levar de casa o calor e conforto necessários para enfrentar mais um dia.
Em janeiro do ano corrente, iniciámos a vacinação contra a COVID-19 em Estruturas Residências para Idosos, e outros similares. A vacinação poderia ser a única oportunidade de controlarmos o avanço da Pandemia. Mais uma vez, e embora, com receio e insegurança, encarámo-la como uma MISSÃO!
Encontrámos uma alegria e um carinho imenso nestas Instituições que nos receberam com enorme sentimento de esperança e gratidão!
Posteriormente, e aos poucos, deu-se iní- cio à Campanha de Vacinação massiva no Centro de Vacinação contra a COVID-19 (CVC) em Viseu (Pavilhão Multiusos). Mais uma vez, todas as Unidades Funcionais se reorganizaram no sentido de, novamente, dar resposta a esta MISSÃO!
A constante atualização de Normas/ Orientações da DGS, a gestão/coordenação de recursos físicos e humanos, o controle acérrimo de doses da vacina e respetivos relatórios diários, o controlo das condições de transporte e armazena- mento das vacinas, as convocatórias para vacinação, o cuidado a cada utente em cada consulta de enfermagem pré, durante e pós o ato vacinal, ao longo de tanto tempo, desgastou/desgasta os profissionais que mantêm a prestação de cuidados nas suas Unidades de origem: todos respondemos “Presente”, sendo o espírito de entre-ajuda uma constante… Criámos laços com profissionais que não conhecíamos e estreitámos outros já existentes! Nas horas de maior cansaço há sempre alguém com uma palavra amiga que nos encoraja a continuar… mas o cansaço começa a mostrar-se e dar sinais de ruptura!
Quero deixar patente o meu agradecimento, como Profissional de Saúde e cidadã, não só a toda a população, pela resposta ao apelo à vacinação, que demonstra um elevado sentido de responsabilidade individual e comunitário, como a todos os profissionais das mais diversas áreas que, diariamente, continuam no CVC, com o cansaço estampado no rosto, de mãos dadas com um sorriso acolhedor mantendo o espírito de MISSÃO que tanto os carateriza! Às nossas famílias agradecer pelo apoio que nos dão, mas principalmente pela compreensão daquele que não recebem!
Vamos continuar aqui por si e por todos… porque realmente o segredo do sucesso profissional e pessoal não está em fazer o que se quer, mas querer o que se faz!
Ana Santos Oliveira
Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária