26 Dez Seguimento Farmacoterapêutico
A farmácia comunitária, pela sua proximidade, acessibilidade, e competência, constitui um elemento fundamental na apresentação de soluções de saúde à população.
O papel do farmacêutico, ao nível da farmácia comunitária, traduz-se em várias valências, sendo que a do acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico se reveste de particular importância no que diz respeito aos ganhos em saúde na óptica do utente/doente.
O acesso a programas customizados que promovam a efectividade e segurança das terapêuticas farmacológicas instituídas, gerando evidência das mesmas em contexto de vida real, constitui um serviço diferenciador no âmbito do exercício farmacêutico.
O Seguimento Farmacoterapêutico define-se como a prática profissional em que o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do doente relacionadas com medicamentos e é realizado através da detecção de Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) e da prevenção e resolução dos Resultados Negativos associados à Medicação (RNM), com o objetivo de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do doente.
Estudos demonstram que a implementação do seguimento farmacoterapêutico, em ambulatório ou em hospital, melhora os resultados pretendidos com a farmacoterapia. O Seguimento Farmacoterapêutico representa a área de intervenção farmacêutica no âmbito da farmacoterapia clínica em que o farmacêutico pode contribuir, de modo efectivo, para a melhoria da qualidade de vida dos seus doentes, reduzindo a morbilidade e a mortalidade associada aos medicamentos. Para poder realizar um método correto de Seguimento Farmacoterapêutico, o farmacêutico necessita de ter conhecimentos em várias áreas científicas, ser detentor de uma boa capacidade de comunicação (tanto com o doente como com os restantes profissionais de saúde), tomar decisões com base na evidência e em fontes de informação fiáveis, e possuir uma formação específica contínua e atualizada em Seguimento Farmacoterapêutico.
Apresentando-se como um parceiro pre- sente nas fases de pré-diagnóstico, diagnóstico, tratamento e normalização da doença, o farmacêutico, em contexto comunitário, traduz valor numa jornada de saúde que apresenta desafios e múltiplas questões e convida ao surgimento de soluções e respostas, pensadas e executa- das de uma forma multidisciplinar.
Considerando tudo o que foi referido anteriormente, na prática, o utente poderá usufruir de um serviço de excelência e que oferece valor, na farmácia, para além da mera venda de produtos/medicamentos, em que o farmacêutico fará o acompanha- mento, por exemplo, em temáticas como a obesidade, insuficiência cardíaca, diabetes, patologias respiratórias.
Farmácia Costa