29 Dez LIFESTYLE UMA (NOVA) VISÃO DO CLUBE DE GOLFE DE VISEU
Poderíamos destacar inúmeras razões para a prática desportiva do golfe, como os seus benefícios para a saúde, o com- bate ao sedentarismo, etc. Todas essas razões são válidas, mas o golfe é, efectivamente, um desporto aliado a um estilo de vida. Não só porque é jogado ao ar livre em envolvência com a natureza, em cenários e paisagens idílicas, mas também porque é um desporto em que a competência e concentração têm pri- mazia sobre a condição física. Um jogador de golfe pode melhorar o seu jogo ao longo dos anos, o que permite que este desporto seja transversal a todas as idades.
A peculiaridade do golfe como desporto reside na génese da sua competição, uma vez que dois jogadores de diferentes níveis técnicos podem competir em igualdade de circunstâncias, com a aplicação de um sofisticado sistema de Handicaps, atenuando as diferenças de idades e condições físicas, proporcionando a possibilidade de numa competição reunir escalões etários tão díspares, com um intervalo de idade entre os 12 anos até mais de oitenta anos (Stover, 1996).
É com esta premissa que se apresenta o Clube de Golfe de Viseu. Com a sua sede no Campo de Golfe Montebelo, um desafiante campo de golfe com 27 buracos, enquadrado pelas serras da Estrela e do Caramulo, onde o Clube realiza os seus torneios. Fundado em 31 de Outubro de 2007, por um grupo amigos e jogadores de golfe, assume-se hoje como uma referência na região centro na divulgação e promoção da prática desportiva de golfe.
Com o objectivo de relançar o golfe e Clube de Golfe de Viseu após a pandemia pela COVID-19A, a actual direcção, está a criar toda uma nova dinâmica e estratégia assente em três pilares base.
Comunicação e Divulgação; Integração e Crescimento e Atractividade e Parcerias, com o objectivo de atrair novos jogadores de todas as idades para o CGV e Montebelo Golfe, promover e reforçar as relações institucionais e o convívio entre os jogadores, promover a formação desportiva de jovens e novos praticantes, incentivar a integridade, competitividade e o espirito de equipa.
Por último, não obstante ser um desporto aliado a um estilo de vida, o golfe ainda tem a tendência para ser rotulado como um desporto de elite. Esta perspectiva histórica tem vindo a ser desmistificada ao longo dos últimos anos. Com efeito, hoje em dia, o golfe é um desporto acessível a todas as bolsas, dependendo do nível de empenho e vaidade de cada jogador, tal como acontece em outros desportos. A nível de custos, a principal diferença do golfe em relação a outros desportos, além do facto de um jogador de golfe ter de estar federado para poder jogar, é o pagamento de um green fee para poder jogar no campo de golfe, que nem sempre é barato.
Mas aqui, a escolha do Clube de Golfe de Viseu, como Home Club, assume-se como uma vantagem, pois tem das quotas anuais mais baixas em Portugal e uma parceria com o Campo de Golfe Montebelo, com descontos exclusivos em green fees e demais comodidades do Club House.
Caso pretenda aprender a jogar aconselhamos uma Clinica de Iniciação no Campo de Golfe do Montebelo, onde poderá verificar a sua vocação. Da nossa parte, cá estaremos para o acolher e tudo faremos para que se apaixone por este desporto. Esperamos si, seja sócio do Clube de Golfe de Viseu e boas tacadas!
Miguel Costa
clubegolfeviseu@gmail.com