13 Set Oportunidades na Europa para Jovens
Hodiernamente, a Europa oferece aos jovens um diversificado leque de oportunidades através do programa Erasmus+. O objetivo fulcral deste programa consiste em apoiar, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto no espaço europeu e mais além, contribuindo, assim, para o crescimento sustentável das comunidades, o emprego de qualidade e a coesão social dos territórios, traduzindo-se num impulso significativo na inovação, no reforço da identidade europeia e o exercício de uma cidadania mais ativa.
Neste desiderato, pretende-se através deste artigo de opinião apresentar, algumas considerações sobre as oportunidades de mobilidade para as camadas mais jovens, enquadradas no programa Erasmus+ Juventude em Ação, em concreto: os intercâmbios juvenis.
Para a população jovem que pretenda desafiar-se a conhecer a Europa, talvez, o verão possa ser a altura do ano, mais indicada para o fazer, dado que a grande maioria dos jovens se encontra em período de férias letivas. Embora, surjam cada vez mais oportunidades neste âmbito, a taxa de participação dos jovens portugueses, ainda fica aquém do esperado. Num estudo exploratório, realizado recentemente, para a obtenção de grau de mestre em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco na Escola Superior de Educação de Viseu tentei analisar e compreender as perspetivas dos jovens em relação à sua participação em atividades de voluntariado europeu. Neste estudo, os jovens participantes, reconheceram a experiência como uma excelente oportunidade no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Contudo, também, apresentaram, possíveis causas que poderão justificar a baixa participação dos jovens portugueses em programas desta natureza. Da análise de conteúdo realizada às respostas dos jovens conseguiu-se perceber que as causas, mais frequentes, estão associadas aos receios/medos dos jovens, o desconhecimento das oportunidades e as dificuldades na língua inglesa.
Embora compreenda alguns receios e medos, gostaria de partilhar a minha experiência pessoal em projetos de mobilidade, até ao momento, já participei em cinco projetos (Albacete – Espanha; Bragança e Caldas da Rainha – Portugal; Nápoles – Itália e Budapeste – Hungria), e, embora, o meu domínio da língua inglesa seja escasso, isso, não constituiu uma dificuldade.
Nestas experiências, ganhei o gosto por viajar e agora, anualmente, tenho a necessidade de participar num projeto. Adoro a oportunidade de conhecer outras pessoas e culturas.
Os intercâmbios juvenis são encontros internacionais de curta duração (geralmente uma semana), que permitem que grupos de jovens de diferentes países se reúnam em torno de temas de interesse mútuo e conheçam outras culturas. Estes projetos envolvem a participação ativa de jovens e são concebidos para permitir que estes descubram e tomem consciência das diferentes realidades sociais e culturais, aprendam uns com os outros e, em simultâneo, reforcem o seu sentido enquanto cidadãos da Europa. Deste modo, o programa prevê o alojamento e a alimentação, bem como o reembolso das viagens até ao limite estabelecido pela Comissão Europeia dependente da distância percorrida.
Para saberes mais sobre estas e outras oportunidades, podes consultar: https://www.europasolidaria.pt. De norte a sul do país existem, ainda, associações juvenis onde podes obter informações e até pedir ajuda, no caso de quereres perceber melhor como funcionam este tipo de mobilidades. Em Viseu, podes dirigir-te ao Espaço de Juventude Fontelo, que se situa no Fontelo.
Para finalizar, gostaria apenas, de mencionar, que apesar de ainda persistirem muitas ideias erróneas e alguns receios, o facto é que quem se desafia a participar, refere que é uma experiência bastante gratificante que contribuiu para a melhoria de competências linguísticas, a aquisição de competências pessoais e sociais, associando-se um sentimento de felicidade e a possibilidade de fazerem novos amigos. Ocorrendo situações de alteração de comportamentos, mudança na forma como encaram a vida, sendo notório, também, uma melhoria nas suas competências de cidadania e participação ativa.
Como vês existe um mundo de oportunidades que podes encontrar à distância de um clique, atreve-te e descobre a nossa Europa!
Dário Gomes