Nasceu em abril de 2002 e, 22 anos depois, está disseminada pelos quatros cantos do mundo, com confrarias irmãs ou através de protocolos de representação recíproca com associações portuguesas.
A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ está a comemorar o vigésimo segundo aniversário, numa altura em que se perspetiva a criação de duas novas confrarias irmãs, uma na Europa e outra da América.
Ao longo de mais de duas décadas a Confraria Grão Vasco tem vindo a cumprir a sua missão de promover e divulgar os saberes e sabores da região da Beira, não só no nosso país, mas também juntos das diversas comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Nesse sentido, foram criadas três confrarias no Brasil (Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, no Rio de Janeiro; Confraria de Saberes e Sabores Luso-Amazónicos ‘Grão Vasco’, em Manaus, e Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, de Florianópolis), uma no Canadá (Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, da Casa das Beiras de Toronto) e duas na Suíça (Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, da Suíça Francófona, em Montreux, eConfraria de Saberes e Sabores de Portugal, de Zurique), criadas por pessoas naturais, ou com raízes, na nossa região. É nesse quadro que vão ser criadas confrarias em Paris, São Paulo e Florida, cujos promotores são naturais da nossa região e ali residem há largos anos. Este passo foi atrasado devido à pandemia, que teve influência decisiva para hoje se ter um novo olhar sobre o mundo e sobre a sociedade, mas provocou também a paragem das atividades associativas, em Portugal e no Mundo, que se começaram a retomar em 2023.
As nossas Confrarias Irmãs estão a reiniciar as suas atividades, perspetivando-se que ao longo dos próximos tempos haja novas atividades e Capítulos de Entronização.
Uma das decisões tomadas no último encontro de confrarias irmãs, realizado em Viseu, foi a uniformização dos nomes das novas Confrarias, que terão sempre por base o da Confraria mãe, como a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ de Île-de-France, em Paris.
Processo de renovação da Confraria
A Confraria Grão Vasco promoveu em Julho
de 2023 um Capítulo de Entronização, que teve a particularidade trazer para a Confraria 42 novos confrades, numa ótica de renova- ção geracional, de modo a dar um novo elam à instituição, mas também a renovação de ideias e projetos para enfrentar o futuro, que, acreditamos, está garantido.
Olhando para trás, há trabalho feito, também, para memória futura. Ao longo de mais de duas décadas, a Confraria Grão Vasco editou mais de duas dezenas de livros, sobre a nossa cultura popular, as memórias e tradições do passado, que ficam para que os vindouros conheçam a região onde nasceram. E esse é um legado importante que deixamos.
Um dos objetivos para este ano é a elabora- ção de um livro com a História da Confraria, que mostrará o trabalho feito ao longo de 22 anos, e que contará com a participação e co- laboração de diversos confrades das nossas Confrarias e de diferentes entidades públicas e privadas.
Além disso, e no sentido a discutir e implementar novas ideias e projetos para o futuro, está prevista para o próximo verão, em Viseu, a realização de um encontro de todas as nossas Confrarias, de modo a que o trabalho feito ao longo dos últimos 15 anos, em termos de internacionalização, – iniciado com a criação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, na Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro (um desafio lançado pelo Al- moxarife José Ernesto Silva ao grande beirão António Cardão), – tenha continuidade e possa aproximar ainda mais a região da Beira, e Portugal, às nossas comunidades, promovendo e divulgando a cultura popular da região, mas também os sabores, com destaque para a gastronomia beirã e o vinho do Dão.
Neste processo, e não menos importante, há ainda a destacar a Tuna Sabores da Música, o ‘braço armado’ cultural da Confraria. Em processo de renovação, a Tuna tem procurado recuperar o cancioneiro popular na região beirã e tem atuado em vários eventos nacionais e internacionais.


